quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cãominhada pela Saúde de volta em SCS

Após a realização do Curso de Capacitação de Voluntários para a Proteção Animal em São Caetano do Sul, organizado pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura no dia 13 de agosto, o projeto Cãominhada pela Saúde volta a ser realizado na cidade. A medida objetiva, com a participação de voluntários, sociabilizar os animais que estão abrigados no CCZ por meio de caminhadas semanais.

A Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Melissa Vautier, comemora o retorno da Cãominhada. “Contando com o comprometimento dos voluntários, e suas participações na capacitação realizada no início deste mês, as atividades foram liberadas. Novos interessados poderão fazer as inscrições, desde que façam o curso e assinem um termo de responsabilidade antes de iniciarem os passeios”.

Foi muito bom poder estreitar nossa atuação com os voluntários pois há uma diferença grande de comportamento dos animais que são vítimas de maus-tratos e os que são vítimas de abandono. E nosso objetivo foi ajudar os voluntários no trato correto com os animais do CCZ. Acho que agora eles estão mais preparados para as atividades de proteção animal e bem-estar animal que organizamos na cidade”, afirma a assessora de imprensa Andréa Brock, que também coordena os programas de proteção animal realizados pela Prefeitura de São Caetano.

Erica Palla Favero, idealizadora da iniciativa, fala sobre a medida. “O retorno das caminhadas é motivo de comemoração para todos os voluntários, que depois do curso tem ainda mais noção sobre como lidar com os animais e até sobre leis. Foi muito esclarecedor”.

Adoção – Durante a feira de adoção, realizada no último sábado (20/8), quatro animais receberam um novo lar. Vale lembrar que o Centro de Controle de Zoonoses (Rua Justino Paixão, 141, no Bairro Mauá), mantém uma feira permanente de adoção para os interessados em conhecer os animais que estão abrigados no local. O horário de atendimento do local é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Para adoção é necessário ter mais de 18 anos, levar RG, comprovante de residência e assinar o Termo de Posse Responsável. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4231-3938.

A Prefeitura de São Caetano conta também com um hotsite (http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/adocaodeanimais/) que contém fotos e características dos animais que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses da cidade, prontos para serem adotados – todos já receberam as vacinas polivalentes e antirrábica, além da vermifugação. Os machos, na sua maioria, já foram castrados. O internauta também pode encontrar diversas informações relacionadas à causa animal como posse responsável, feiras de adoção, vacinação, primeiros socorros, legislações relacionadas ao bem-estar dos animais e a possibilidade de realizar denúncias sobre maus-tratos, além de sugestões.

Nenhum comentário: